terça-feira, 15 de julho de 2014

Livros escolares

Ontem foi um dia muito importante na vida do meu filho e da minha (da nossa família): foi feita a primeira encomenda de livros escolares - os livros do 1º ano!!!

O mundo da carochinha, o segredo dos números, o livro de estudo do meio e livros também para inglês... Que emoção, o meu menino já vai para a escola!!

Tanta coisa para aprender, tanta matéria, atualmente exige-se tanto das nossas crianças, vocês não acham?

Vocês, mamãs e papás de crianças pequenas, também têm a "pancada" (como diz o pai) de espreitar as metas curriculares previstas pelo Ministério da Educação? Já viram a quantidade de coisas que os nossos pequenos têm que absorver num ano? Não é à toa que se diz que esta fase dos seis anos é uma espécie de pré-adolescência... Parece que o nível de exigência das metas curriculares, na passagem do pré-escolar para o ensino básico, é demasiado elevado, acho eu...

Como devemos agir? Ajudá-los nas suas aprendizagens? Fazer fichas e trabalhos? Ou apenas brincar e deixá-los descontrair? Eles que aprendam na escola? Qual a posição correta? 

Lembro-me de já saber ler quando entrei para a escola. O meu filho não sabe. Não é suposto saber nesta idade, dizem os entendidos, depois desinteressam-se, será?

Numa pesquisa de livros sobre o primeiro dia de escola encontrei este




Compro, ou não compro? Estou a imaginar os meus filhos daqui a dois anos, o discurso pode, perfeitamente, ser este...



Sem comentários:

Enviar um comentário